QUALIFICAÇÃO: O DIFERENCIAL ENTRE OS EMPREENDEDORES?

O artigo de hoje foi escrito pelo empreendedor Almy Froes, um amigo e grande profissional. Ele mantém o blog Mestres dos Sites, onde fala sobre marketing digital.

Empreender é mais do que uma atitude, veja por que se qualificar ainda é um diferencial.

Um fator em comum que vejo em muitos empreendedores, é que muitos deles abandonaram a faculdade para se dedicarem aos seus projetos. Muita gente mira-se em exemplos como Bill Gates e Steve Jobs, e sim, muita gente tem sucesso em suas empreitadas. Porém, é preciso ter em mente que isso não é uma regra e existem sim algumas desvantagens em não se qualificar adequadamente e é sobre isso que vou abordar nesse texto de hoje, sobre a importância de você empreendedor se qualificar, mas que fique claro que quando se fala em qualificação, não estou falando necessariamente de uma faculdade.

POR QUE SE QUALIFICAR É IMPORTANTE?

Acredito que você já ouviu falar das lutas do UFC, que hoje em dia passam em tv aberta e tem Anderson Silva, Vitor Belfort e outros como ícones. Pois bem, um das coisas que sempre ouvimos falar sobre os lutadores, é de que saber aplicar golpes diferentes, saber técnicas de imobilização, pode garantir a vitória. 

E quando você monta seu negócio, a lógica é a mesma. Quem tem mais técnicas, mais experiência, mais conhecimento, tem mais vantagens nessa "luta" do mercado. Por isso que digo que é importante aprender todas as técnicas possíveis, e ter a vantagem necessária.

Por isso, algumas dicas são importantes:

- Muita gente acha dispendioso investir em educação, e com certeza é. Porém, é um investimento em algo que ninguém pode roubar de você: o conhecimento aprendido. Se você não tem muita verba para um curso superior ou uma pós-graduação, existem programas como o Educa mais Brasil que podem ajudar bastante nesse sentido.

-Não deixe de fazer cursos na sua área de atuação. Analise os cursos que os empreendedores de sucesso fizeram quem foram seus mentores, o que isso pode agregar valor em sua vida profissional como empreendedor.

QUALIFICAÇÃO NÃO É SÓ FAZER FACULDADE.

Pois é, existem muitos cursos sobre empreendedorismo em instituições como Senac, Senai entre outras. E mesmo em outras áreas, existem muitos cursos técnicos que podem ser tão ou mais eficazes para seu negócio do que uma faculdade normal.

Existem outras formas interessantes de se qualificar e adquirir conhecimento:

  • Participe de eventos da sua área de Interesse. Você conhecerá pessoas que estão há mais tempo no mercado e fará um excelente networking, agregando valor a sua experiência empreendedora.
  • Leia livros que as pessoas que te inspiram já leram, podem surgir novas ideias para seu negócio, e, sobretudo será uma oportunidade de aprender com erros que pessoas já tiveram e que compartilham com você nesses livros.
  • Existe uma série de cursos online de qualidade, de instituições respeitadas, ou mesmo de pessoas do ramo do empreendedorismo, que compartilham suas experiências em cursos e E-books.

CONCLUSÃO

Bom pessoal, espero ter desenvolvido um ponto importante aqui, no que diz respeito a qualificação de um empreendedor. Muitos têm uma visão romântica de que o empreendedor vale-se apenas da "cara e coragem", e já sai montando seu negócio e tudo dá certo, mas não é bem por aí. 

E recomendo que você amigo empreendedor, se acredita que a resposta não está em um curso de faculdade, tente encontrar qual curso, livros ou conhecimentos precisa e se dedicar a eles.

Espero ter ajudado!.